Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Secretária abre seminário contra abuso a crianças e adolescentes

28/08/2012 18:07:07

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Evento discutiu ações de enfrentamento à violência e exploração sexual
Evento discutiu ações de enfrentamento à violência e exploração sexual

A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia D’Avila, participou, na tarde desta terça-feira, 28, da abertura do seminário Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, que ocorreu na Fundação Pão dos Pobres, na Cidade Baixa, teve o objetivo de estabelecer um conjunto de ações para a intervenção e enfrentamento à violência e exploração sexual, além de instituir políticas para a promoção do desenvolvimento sexual saudável.
 
Sônia D'Avila  lembrou que as pesquisas indicam a pobreza e a exclusão social como principais aspectos influenciadores, mas destacou que há mais elementos a serem considerados. "Para que uma criança ou adolescente se desenvolva de forma saudável e tenha garantidos seus direitos previstos na lei é importante que ela tenha estrutura e apoio, proporcionados por núcleos como a família, a escola e a sociedade. Quando um desses núcleos falha, as consequências são muito graves.”
 
Em seu discurso a secretária, enfatizou que a violência familiar, muitas vezes, leva a criança e o adolescente para as ruas. Destacou, ainda, que, em Porto Alegre, o enfrentamento à violência sexual é um compromisso expresso no Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
  
A iniciativa do seminário foi do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca), juntamente com a secretaria e entidades conveniadas, responsáveis  pelo Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Texto de: Gladis Ybarra
Edição de: Caren Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário