Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cinema e Violência Sexual

Manhattan (Woody Allen, 1979) No filme, Woody Allen é um escritor de meia-idade que namora uma garota de 17 anos. Ela ainda frequenta a escola e confunde os nomes das atrizes mais velhas de quem ele gosta. O relacionamento termina quando ele resolve trocá-la por uma mulher mais velha.

A Vingança Adormecida (Barry Levinson, 1996) Por acidente, quatro adolescentes ferem gravemente uma pessoa e são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde sofrem humilhações e abuso sexual. Vinte anos depois, encontram por acaso um dos guardas agressores e resolvem se vingar.

Lolita (Stanley Kubrick, 1962) Um professor europeu de tendências pedófilas até então reprimidas perde o controle ao conhecer uma ninfeta americana de 14 anos. Ele chega a planejar a morte da garota para se aproximar dela.

Má Educação (Pedro Almodóvar, 2003) Um cineasta em bloqueio criativo recebe um roteiro de um ex-colega de escola por quem fora apaixonado na infância. Ao ler a história, ele descobre que o colega foi abusado sexualmente por um dos padres do colégio.

Morte em Veneza (Luchino Visconti, 1971) Após um período turbulento no trabalho, o compositor Gustav viaja para Veneza em busca de descanso. Sua paz de espírito, no entanto, fica estremecida ao se apaixonar por um adolescente que está passando férias com a família.

Tabu (Alan Ball, 2007) Jasira tem apenas 13 anos, mas é uma garota linda e precoce. Filha de pais negligentes, ela vai morar com o pai depois que a mãe começa a desconfiar das atitudes do padrasto em relação a ela.

Mistérios da carne (Gregg Araki, 2004) Aos 8 anos, Brian acorda assustado e percebe que está do lado de fora de sua casa, com o nariz sangrando. Ele não faz ideia do que aconteceu e o incidente o perturba ao longo de toda a adolescência.

Marcas do silêncio (Anjelica Huston, 1996) Depois de ficar viúva pela segunda vez, Anney conhece um homem misterioso e tempestuoso e resolve se casar com ele. Sua carência afetiva faz com que desconsidere as brigas do casal e o modo como o marido trata seus filhos.

Felicidade (Todd Solondz, 1997) Trish é uma dona de casa com uma vida banal e confusa. Ela precisa lidar com o marido, um psicólogo pedófilo, e com o filho de 11 anos que se sente deslocado por ser o único entre os colegas que não consegue atingir um orgasmo.

Pecados Íntimos (Todd Field, 2007) Após ter sido preso por pedofilia, Ronnie está de volta ao bairro suburbano onde sempre morou. Seu retorno ao convívio social é tenso: na primeira vez que Ronnie vai ao clube, por exemplo, pais desesperados retiram seus filhos da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário