Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro discute legado da Copa para crianças e adolescentes

28/08/2012 17:18:27

Objetivo é definir a colaboração efetiva entre governo e sociedadeSecretário Cezar Busatto com a representante da Unicef, Ilaria Favero

 Secretário Cezar Busatto com a representante da Unicef, Ilaria Favero

Objetivo é definir a colaboração efetiva entre governo e sociedade


O fortalecimento das ações da Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes e abordagens dos temas relacionados à infância e juventude diante do legado da Copa 2014 motivaram reunião iniciada às 14h desta terça-feira, 28, com as presenças do secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, e da oficial de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Ilaria Favero.

O encontro está sendo realizado na rua Siqueira Campos, 1300/14º andar - sala B, com o objetivo de definir a colaboração efetiva entre governo e sociedade, um dos focos das ações de proteção à infância que fizeram parte das ações no mundial da África do Sul, em 2010.

Ilaria deu início a sua participação com a distribuição do Caderno de Ideias da Unicef, que tem como lema Para o debate dos adolescentes sobre o direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos, e da cartilha Quando todo mundo joga junto, todo mundo ganha. "Não temos e nem pretendemos dar uma receita pronta para Porto Alegre. Nosso objetivo é trazer a experiência da África do Sul e construir uma alternativa conjunta de cuidado e promoção da infância e da juventude na cidade sede da Copa", disse a representante do Unicef.

Outros temas - Os participantes estão abordando ainda formas de enfrentamento ao possível aumento de casos de exploração sexual, trabalho infantil e tráfico. A definição de um Plano de Ação de Proteção específico para Copa e a criação de um Grupo de Trabalho (GT), com a participação de atores governamentais e não governamentais, e implantação de planos locais e de protocolos de atendimentos dos casos também estão sendo discutidos no encontro.

A reunião será encerrada às 18h30 e conta com a participação de representantes do Gabinete de Planejamento Estratégico, secretarias municipais de Educação (Smed), Cultura (SMC), Saúde (SMS), Juventude (SMJ) e da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Fórum de Entidades, ONGs, FDCA, CMDCA e Evesca. Também integram o encontro o diretor de Governança, Carlos Simões Filho, o coordenador do Gabinete do Povo Negro, Clóvis André, a diretora da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Carla Zitto, e o coordenador-geral do Conselho Tutelar de Porto Alegre, Francisco Charles Vieira Soares. 

Grupo de Trabalho - A Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) fará um chamado do grupo que participou do encontro desta terça para organizar a configuração de um Grupo de Trabalho, que vai garantia reuniões sistemáticas, com planejamento a médio e longo prazos, visando à efetiva Proteção à Infância para o megaevento de 2014. De acordo com Soares, o material da reunião será disponibilizado nos próximos dias, no site do Conselho Tutelar de Porto Alegre.

Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Gilmar Martins

Foto: Luciano Lanes/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário