Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


DEPOIMENTO ESPECIAL | 20 a 23 de agosto de 2012.
TJPE e Childhood Brasil promovem seminário e capacitação em entrevista forense com crianças vítimas de abuso sexual

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Childhood Brasil vai promover, entre os dias 20 e 23 de agosto, no Recife, um Seminário e Curso de Capacitação em técnicas de Entrevista Forense para tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual. A abertura do evento acontece, às 9h30, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra.
A programação do primeiro dia (20) do evento é reservada para o Seminário “Pressupostos metodológicos e as distinções e complementaridades entre o papel da autoridade jurídica e as equipes interdisciplinares”, cujo público esperado é de 200 profissionais de mais de 20 estados brasileiros, envolvidos na escuta do Depoimento Especial de crianças e adolescentes, tais como juízes, promotores, defensores, técnicos e demais profissionais da rede de proteção à infância em Pernambuco. Nos dias 21, 22 e 23, será realizado no Beach Class Suites, em Boa Viagem, o Curso de Capacitação em “Entrevista Forense com Crianças: A Arte e a Ética”, direcionado para 50 técnicos do Judiciário, atuantes em salas especiais do País.
A capacitação será coordenada pelo especialista Chris Newlin, diretor-executivo do Centro Nacional de Defesa da Criança dos Estados Unidos (National Children’s Advocacy Center – NCAC), que traz para o Brasil uma metodologia adotada em 1985 e que até o momento já serviu de referência para mais de 900 centros que atuam na proteção da infância do país. A técnica de entrevista desenvolvida pelo NCAC tem uma abordagem flexível que leva em consideração as particularidades das crianças e adolescentes, além de proporcionar um ambiente favorável e acolhedor a elas.

O modelo de entrevista do NCAC foi criado com base em pesquisas e práticas específicas e projetado para capacitar entrevistadores forenses do depoimento especial. Essas entrevistas fornecem material investigativo com informações essenciais e podem ser usadas no tribunal para evitar que a criança tenha que testemunhar ou repetir o depoimento diversas vezes durante todo o processo”, afirma Chris Newlin.

Também participará da condução do treinamento a professora do NCAC, Linda Cordisco Steele, especialista em entrevista forense. Os tópicos a serem abordados durante o curso são: Introdução a entrevistas forenses com crianças; Estrutura da entrevista forense do NCAC, Considerações sobre o desenvolvimento de crianças; Crianças em revelação ativa; e Crianças relutantes em revelar. Já no dia 24 de agosto, os professores conhecerão a experiência de Depoimento Especial que já está em funcionamento em Pernambuco.
No Seminário de abertura do evento (20) será abordado o histórico do Depoimento Especial no Brasil, as novas perspectivas para sua ampliação, a experiência do NCAC e do Tribunal de Justiça de Pernambuco neste processo, bem como o papel da equipe técnica na realização de entrevista forense e a relação com as autoridades responsáveis pela investigação e julgamento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Segundo o coordenador de Infância e Juventude no âmbito do Judiciário estadual, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, devido ao seu destaque na realização do Depoimento Especial, Pernambuco foi escolhido pela Childhood Brasil como sede do evento. “A chegada de especialista de países mais desenvolvidos vai aperfeiçoar a qualidade dos serviços que já prestados. Como, até outubro, pretendemos instalar uma sala de depoimento acolhedor em Caruaru e Petrolina, só temos a aprender técnicas novas e melhorar”, afirmou.

A Childhood Brasil tem atuado na defesa da implantação do Depoimento Especial de crianças e adolescentes no País desde 2007. Com a experiência bem sucedida do NCAC nos Estados Unidos e em mais 20 países, Chris Newlin nos dará suporte e subsídios para a criação de um modelo brasileiro de entrevista judicial”, destaca Itamar Gonçalves, gerente de programas da Childhood Brasil.

DEPOIMENTO ESPECIAL NO BRASIL
O Depoimento Especial tem por objetivo reduzir o sofrimento e o estresse a que crianças e adolescentes são submetidos durante o processo de casos de violência sexual no sistema de Justiça brasileiro. Esta proposta de depoimento com a incorporação de metodologias alternativas não-revitimizantes foi recomendada, em 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça a todos os tribunais do País. Desta forma, sugere-se que a criança seja ouvida de forma diferenciada e protegida, em um local agradável e acolhedor – que não seja uma sala de audiência –, com recursos técnicos para a gravação em audiovisual do depoimento prestado. Inclui ainda a atuação de assistentes sociais e psicólogos que fazem a intermediação das perguntas formuladas por magistrado, promotor e advogados, adequando-as à linguagem da criança e do adolescente.


DEPOIMENTO ESPECIAL EM PERNAMBUCO
Em 2010, uma parceria entre Poder Judiciário Estadual e a Childhood Brasil promoveu a criação da Central de Depoimento Acolhedor. A Central é um órgão vinculado à Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com competência para efetivar ações que envolvam os procedimentos judiciais de Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, e, para tanto, conta atualmente com 11 profissionais formados em técnicas de entrevista investigativa direcionadas a esse público.

O serviço em Pernambuco buscou atender as determinações do Projeto de Lei da Câmara nº. 35/2007 – que trata da inquirição de vítimas e testemunhas, quando estas forem crianças e adolescentes – atualmente incorporado ao Projeto de Lei do Senado nº. 156/2009, para reforma do Código de Processo Penal. Sua implantação no estado antecede a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Central de Depoimento Acolhedor está instalada no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), em Recife. Ela tem atendido demandas originárias de Varas de comarcas da Capital, Região Metropolitana e Zona da Mata de Pernambuco. Atualmente, o TJPE prepara-se para expandir o serviço, com a instalação de salas de Depoimento Especial nos municípios de Caruaru e Petrolina.

SOBRE O NCAC – NATIONAL CHILDREN’S ADVOCACY CENTER
O NCAC – National Children’s Advocacy Center (Centro Nacional de Defesa da Criança), criado em 1985 nos Estados Unidos, é uma organização não-governamental dedicada a prestar serviços de atenção integral a crianças vítimas ou testemunhas de violência sexual, incluindo a tomada de depoimento especial. Hoje o NCAC integra uma rede de mais de 900 centros nos EUA. Ao longo dos anos, a NCAC preparou mais de 70.000 profissionais, em todos os estados americanos e em mais 20 países.

SOBRE A CHILDHOOD BRASIL
A Childhood Brasil é uma organização brasileira e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e garantir que as crianças sejam crianças. Há 13 anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa seis programas próprios e três projetos especiais. A organização já apoiou 108 projetos por meio de 60 organizações, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores.

A organização apoia projetos, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando como cada um pode agir para lidar com o problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas. Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos. www.childhood.org.br

Ações desenvolvidas em Pernambuco
A Childhood Brasil atua no estado de Pernambuco desde 2007, com ações votadas para a proteção e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes e desenvolvendo os seguintes projetos: Turismo e Proteção à Infância; Formação Profissional de Jovens; Centro de Estudos, Pesquisas e Atendimento Relativos à Violência Sexual (CEPARVS); Laços de Proteção e Programa Na Mão Certa. Estas ações estão alinhadas aos Eixos Estratégicos da Instituição e implementadas em parceria com o Governo do Estado, Ministério do Turismo, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, prefeituras, associações do setor turístico, Senac, Sebrae, empresas e organizações da sociedade civil.

>> Contatos | Entrevistas:
Luiz Carlos de Barros - (81) 9601.6209
Coordenador da Infância e Juventude | Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Andréa Paiva – (81) 9241.3282
Assistente Social da Central do Depoimento Acolhedor (TJPE)
Gorete Vasconcelos – (81) 3037.2345 | 8114.9410 | 9411.4397
Coordenadora de Programas da Childhood Brasil
>> Contatos | Imprensa:
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Assessoria de Comunicação Social – (81) 3419.3337/ 3419.3310
Childhood Brasil (Pernambuco)
Cirlene Menezes – (81) 8813.0445 | 98296200 | 3037.2345



Nenhum comentário:

Postar um comentário