Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prefeitura renova enfrentamento à violência sexual infantojuvenil

18/05/2012 11:03:12

      Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Nova edição do plano se caracteriza pela atuação conjunta de secretarias municipais 

Fechando a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Contra Crianças e Adolescentes foi apresentado nesta sexta-feira, 18, o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, receberam o documento elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca). 

A nova edição do plano, válida até 2014, se caracteriza pela atuação conjunta de secretarias municipais que compõe o Evesca, na proteção à criança e ao adolescente. “O Comitê é um espaço de fortalecer os cuidadores para que possam enfrentar a questão. O Disque 100 recebe em média 89 denúncias por dia em Porto Alegre”, disse a coordenadora do Evesca, Cláudia Machado.

Durante a cerimônia, Fortunati falou da consciência dos moradores da Capital sobre o tema. “Somos campeões de denúncias, porque a população tem consciência e comprometimento em enfrentar essa situação. Denunciar é um ato de cidadania. Precisamos, de um lado punir os responsáveis e de outro fortalecer a rede de acolhimento”, afirmou o prefeito.
Atuam no Evesca representantes das pastas de Educação, Direitos Humanos, Saúde, Juventude, Turismo, além da Fundação de Assistência Social e Cidadania e a Coordenação Municipal da Mulher, que também estão comprometidas com a execução e observação do que está previsto no plano.

Sobre o Plano - O Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente tem como objetivo estabelecer um conjunto de ações para a intervenção e enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes e promover políticas articuladas para a promoção do desenvolvimento sexual saudável, no município de Porto Alegre. O material se sustenta em seis eixos: Análise da Situação; Mobilização e Articulação; Defesa e Responsabilização; Atendimento; Prevenção; Protagonismo Juvenil.
Porto Alegre tem Planos de 2003 e 2005, anteriores à criação do Comitê. O texto atual é uma continuação deste material e tem como referencial o Plano Operacional do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.

Sobre a data - O dia 18 de maio foi instituído por lei federal como a data nacional de luta 
contra o abuso e a exploração sexual. A data faz referência ao assassinato da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, morta aos oito anos de idade em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O crime teve repercussão nacional e ficou conhecido como o Caso Aracelli.

Texto de: Paula Aguiar - Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira

FOTOS: http://bancodeimagens.procempa.com.br/default.php?a=sexual&di=2012-05-18&df=2012-05-18

Um comentário:

  1. A semana foi cheia de desafios e presenças importantes, estava lá! e agradeço a todos por fazer parte de algo em que acredito por isto EVESCA parabéns por esta etapa concluiída, e que a luta continue.
    abs.....
    larissa.

    ResponderExcluir