Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sábado, 19 de maio de 2012

Plano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é lançado em Porto Alegre

Porto Alegre lançou nesta sexta-feira um plano de ações para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Somente em 2011, 900 casos de violência sexual infanto-juvenil foram registrados na capital gaúcha. Estima-se, no entanto, que o número de ocorrências seja muito maior, já que a maioria das vítimas não denuncia os agressores.

Foto: PMPA 
 
Confira a matéria de Bibiana Borba
 

Correio do Povo

18/05/2012 13:19 - Atualizado em 18/05/2012 13:25

Notícias/Geral

Plano propõe enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes na Capital

Ato marca Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual

Durante cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, na Prefeitura de Porto Alegre, foi entregue o Plano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente ao prefeito José Fortunati. O trabalho foi elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca), órgão ligado à Secretaria de Coordenação Política e Governança Local.

A nova edição do plano, que já foi apresentado nos anos de 2003 e 2005, tem validade até 2014 e propõe ações de políticas públicas para o combate e prevenção à violência sexual contra as crianças e adolescentes. Para Fortunati, o plano deve ser visto além dos casos que já ocorreram. “Não devemos olhar apenas como um caso de polícia, mas de prevenção. Temos que olhar também pelo lado da criança que já sofreu o abuso ou que corre o risco de continuar sofrendo, pois uma lesão física até se pode superar, mas a questão do abuso sexual marca a criança para a vida inteira”, explica.

Segundo dados do Comitê, a cada três minutos uma criança sofre violência sexual no País. Porto Alegre é a campeã de denúncias pelo telefone disque 100, com 89 ligações por dia, o que, segundo a coordenadora do comitê, Cláudia Machado, mostra a consciência da população. “Nós vemos em ações com a comunidade que as pessoas estão sabendo mais sobre o assunto, estão mais abertas e conscientes da importância de fazer as denúncias. Ainda há algum preconceito, tabu, mas são coisas que a gente vai trabalhar”, afirma.

A cerimônia ocorreu nesta data, último dia da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração, aberta no dia 8. O dia 18 de maio foi instituído por lei federal como a data nacional de luta contra o abuso e exploração sexual, em referência a um caso ocorrido no Espírito Santo em 1973.


GERAL: correio@correiodopovo.com.br
Acesso em: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=423928


Porto Alegre renova plano de enfrentamento à violência sexual

18/05/2012
O Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente foi apresentado à prefeitura nesta sexta-feira, 18. O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, receberam o documento elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca), fechando a Semana Municipal que marca o debate sobre o tema. 

A nova edição do plano é válida até 2014 e se caracteriza pela atuação conjunta de secretarias municipais que compõem o Evesca, na proteção à criança e ao adolescente. “O Comitê é um espaço de fortalecer os cuidadores para que possam enfrentar a questão. O Disque 100 recebe em média 89 denúncias por dia em Porto Alegre”, relata a coordenadora do Evesca, Cláudia Machado.

Durante a cerimônia, Fortunati falou da consciência dos moradores da Capital sobre o tema. “Somos campeões de denúncias, porque a população tem consciência e comprometimento em enfrentar essa situação. Denunciar é um ato de cidadania. Precisamos, de um lado punir os responsáveis e de outro fortalecer a rede de acolhimento”, afirmou o prefeito.

Atuam no Evesca representantes das pastas de Educação, Direitos Humanos, Saúde, Juventude, Turismo, além da Fundação de Assistência Social e Cidadania e a Coordenação Municipal da Mulher, que também estão comprometidas com a execução e a observação do que está previsto no plano.

Sobre o Plano 
O Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente tem por objetivo estabelecer um conjunto de ações para a intervenção e o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de promover políticas articuladas para a promoção do desenvolvimento sexual saudável, no município de Porto Alegre. O material se sustenta em seis eixos: Análise da Situação, Mobilização e Articulação, Defesa e Responsabilização, Atendimento, Prevenção e Protagonismo Juvenil.

Porto Alegre tem planos de 2003 e 2005, anteriores à criação do Comitê. O texto atual é uma continuação desse material e tem como referencial o Plano Operacional do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.

O dia 18 de maio foi instituído por lei federal como a data nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual, por fazer referência ao assassinato da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, morta aos oito anos de idade em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O crime teve repercussão nacional e ficou conhecido como o Caso Aracelli.

Acesso em: http://www1.prefpoa.com.br/pwcidadao/default.php?reg=389&p_secao=119

Nenhum comentário:

Postar um comentário