Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 22 de maio de 2012

Participação na Caminhada da Paz supera expectativas

19/05/2012 10:39:07

Foto: Francielle Caetano/PMPA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O tema desta edição é o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O trajeto começou na rua Taunai da Silva (parada 16 – fim da linha da lotação) e seguiu até o Ginásio do CPCA (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10).
 
A conselheira do Orçamento Participativo da região, Rosi Dias da Fonseca, destacou que a terceira edição superou as expectativas. “No ano passado, não teve mais de 700 pessoas. Esta caminhada, além da grande participação, teve apresentações inesquecíveis”, afirmou. Segundo ela, as escolas fizeram apresentações demonstrando tudo o que vem acontecendo de positivo na Lomba. 
 
Apresentações - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima participou da atividade com cerca de 60 crianças. Além disso, o grupo que integra a Oficina Percussão e Prática de Conjunto, que existe na escola há dois anos, também prestigiou a caminhada e fez apresentação musical ao ar livre, com cerca de 20 estudantes. 
 
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, Maria Cristina Santos da Silva, ressaltou a importância do evento. “Nosso objetivo é mostrar que, na Lomba do Pinheiro, é possível viver com dignidade e cidadania”, disse.
 
Coordenador do Fórum de Justiça e Segurança da região e integrante da comissão organizadora desde a 1ª edição da caminhada, Vosmar Nascimento Viana destacou que neste ano a ação trouxe mais resultados. “Somente a união da corrente humana da Lomba com todas as redes de atendimento mais o Conselho Tutelar, delegados do Orçamento Participativo, entre outros, é capaz de trazer esperança para nossa região”, destacou. 
 
O local para reunião de avaliação do evento já está escolhido: o CTG Pousada da Figueira, na parada 17, falta apenas confirmar a data, o que será feito nos próximos dias. Na ocasião, será escolhida a comissão organizadora da próxima caminhada, que deve ocorrer em maio de 2013.
 
Territórios da Paz - São áreas da cidade caracterizadas por elevados índices de violência, com envolvimento de jovens entre 15 e 29 anos. Ao identificar essas áreas, a intenção da prefeitura é promover uma série de intervenções sociais e pacificar o local para transformá-lo em Território da Paz, como já ocorre na Lomba do Pinheiro.

Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário