Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 15 de maio de 2012

Plano de Enfrentamento à Violência Sexual envolve secretarias

15/05/2012 11:15:24

A prefeitura de Porto Alegre apresenta nesta sexta-feira, 18, o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente. O documento de 21 páginas será entregue ao prefeito José Fortunati durante cerimônia na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos, na Praça Montevidéu, 10, às 9h. O trabalho foi elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca), órgão ligado à Secretaria de Coordenação Política e Governança Local.

De acordo com a coordenadora do Evesca, Cláudia Machado, a nova edição do plano, válida até 2014, se caracteriza pelo atuação conjunta de secretarias municipais na proteção à criança e ao adolescente. “As pastas de Educação, Direitos Humanos, Saúde, Juventude, Turismo, além de Fundação de Assistência Social e Cidadania e Coordenação Municipal da Mulher, estão comprometidas com a execução e observação do que está previsto do plano”, diz a coordenadora.

A cerimônia ocorre no último dia da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Contra Crianças e Adolescentes, aberta no último dia 8 – neste ano, a “semana” teve duração de 10 dias. O dia 18 de maio foi instituído por lei federal como a data nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual. A data faz referência ao assassinato da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, morta aos oito anos de idade em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. O corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O crime teve repercussão nacional e ficou conhecido como o Caso Aracelli.
Confira a programação da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes: programacao_semana_enfrentamento_violencia_exploracao_sexual_crianca.pdf

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário