Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lançada Matriz Intersetorial de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes

Data: 22/05/2012
 
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou na última sexta-feira (18), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), O Sistema Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O mapeamento aponta 2.930 municípios com registro de exploração sexual de crianças e adolescentes e as ações e programas de enfrentamento a esta violação de direitos.
A Matriz Intersetorial 2011 é um sistema via Web que possibilita o acesso, o registro e o “feedback” das informações, o qual apresentará uma tela de login, com usuário e senha, para autenticação de usuário. Desta forma, todas as informações contidas no Sistema Matriz estão disponibilizadas no site, bem como relatórios, gráficos e outros.
Segundo a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH, Carmen Oliveira, a Matriz possibilita transformar esse mapeamento em um grande portal de acesso público de controle social que se alinha a publicidade dada pela presidenta Dilma Rousseff com a lei de Acesso à Informação pública.
O objeto do mapeamento é nortear as políticas públicas para o segmento, por meio dos programas e ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto da promoção, proteção, legislação, sociedade civil e do mercado, com o objetivo de construir novos indicadores para subsidiar as ações intersetoriais, as redes de enfrentamento e seu monitoramento.  
Os trabalhos iniciados há dois anos por uma equipe multidisciplinar da UnB atualizaram o banco de informações que a SDH tinha em 2004, também fruto de uma parceria com o Grupo de Pesquisa sobre o Tráfico de pessoas, Violência e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes, do Departamento de Serviço Social da UnB.
Assessoria de Comunicação Social com informações da Matriz Intersetorial

Matriz Intersetorial apresenta mapa das denúncias sobre
exploração sexual:
 http://portal.mj.gov.br/sedh/spdca/Release%2018%20de%20maio.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário