Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

domingo, 13 de maio de 2012

 
Caminhada e Divulgação da Programação da Semana de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Aconteceu no dia 13 de maio de 2012, domingo, esta ação muito especial, que foi o encontro de instituições representadas por pessoas dispostas a promover os Direitos Humanos de crianças e adolescentes em nossa cidade. A ação parecia simples, era distribuir a programação da Semana de EVESCA, materiais informativos de prevenção a violência sexual, cartazes, adesivos, porém, o que se revelou altamente gratificante foi a relação de aproximação e afeto com as famílias que estavam no Parque da Redenção. A maneira curiosa e respeitosa com que a população se dirigia até nosso grupo com perguntas como: Quem são vocês? Qual o trabalho que vocês desenvolvem? Como posso ajudar? Como encaminhar as denúncias?. Todos finalizam com "Parabéns pelo trabalho de vocês.", difícil expressar a emoção que sentíamos. Sob um lindo sol de outono, em meio ao verde do parque, com crianças e seus sorrisos, pudemos comemorar de forma tão incomum este Dia das Mães, pois, que melhores palavras traduzem o significado da maternidade, senão, a PROTEÇÃO, o RESPEITO, a DIGNIDADE, a CIDADANIA, a REFLEXÃO, a AUTOESTIMA, enfim, o AMOR. Estas são as palavras que formam o símbolo do Comitê EVESCA e visam nos mobilizar para pautarmos esta temática de não-violência e PAZ em nossa amada cidade, na construção de uma infância e de uma juventude com vivências plenas de cidadania e de dignidade.
O Comitê EVESCA agradece de coração a população de Porto Alegre, que nos acolheu e escutou de forma compassiva nossas informações sobre como prevenir e denunciar a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes; ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/RS), na presença de Adalberto Lima – Delegado de Polícia – e de Susana Braun que compartilharam o seu espaço conosco; a Secretaria Municipal de Esportes que foi incansável em atender aos nossos pedidos, na presença de José Edgar Meurer – Secretário Municipal; a Secretaria Municipal da Juventude; a Secretaria Municipal da Saúde, a Fundação de Assistência Social e Cidadania, ao Conselho Tutelar de Porto Alegre e a sua Gerência Operacional, a Coordenadoria da Mulher; ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); a Fundação Pão dos Pobres; a Pequena Casa da Criança; ao Instituto Visão Social e em especial, a Secretaria Municipal de Coordenação Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL); enfim, as companheiras e aos companheiros de luta que acolheram ao nosso convite. 
Lembrando que esta atividade referenda o dia 18 de Maio, quando em todo o País acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foi em 18 de maio de 1973 que a menina Aracelli Cabrera Crespo, de apenas 9 anos, foi sequestrada, violentada e drogada, em Vitória, no Espírito Santo. Multiplique que o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil são crimes e que a sociedade e o poder público têm obrigação de efetivar ações preventivas e denunciar. 
Este é um compromisso de todos!


 
 
 

 
 
 

 

 















 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário