Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COMBATE À VIOLÊNCIA
 
Formação capacita servidores municipais para atendimento de urgência e emergência a vítimas de violência doméstica e sexual
 
Ação faz parte da construção da rede de enfrentamento das violências doméstica e sexual no município
 
Por Ane Medina Néri, Hortolândia 27/02/13 17:14
 
 
A Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, realiza ações para implantar no município o serviço de urgência e emergência no atendimento às vítimas de violência doméstica e/ou sexual. Nesta quinta-feira (28/02), ocorre o primeiro de cinco encontros quinzenais da formação para o fortalecimento da rede de enfrentamento das violências (confira programação completa abaixo).

Organizado pelo Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva, o evento acontece às 13h30, na Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.  A palestra de abertura, que trata do conceito de violência e dos aspectos legais e éticos do atendimento às vítimas deste fenômeno, será ministrada pelo médico e advogado Aloísio Bedone, livre-docente em ginecologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

A abertura do evento marca também o lançamento da primeira edição do Boletim Informativo formulado pelo Núcleo. O documento mapeia e analisa os dados da violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e homens no município nos anos de 2010 e 2011.   

Rede de atendimento às vítimas de violência
O curso é voltado a todos os profissionais dos serviços de urgência e emergência do setor público. Multidisciplinar, a equipe é composta por recepcionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, assistentes sociais, psicólogos e gestores. Também foram convidados outros integrantes da rede de enfrentamento da violência no município, tais como membros dos Conselhos de Direitos (da Mulher, do Idoso, Tutelar e CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), advogados, delegados, escrivães, investigadores de polícia, juízes e promotores, além de profissionais da rede de saúde particular. Das 70 vagas disponíveis, 60 já foram preenchidas, segundo a organizadora do evento, a psicóloga Ana Lúcia Denadai Schmidt .

“O objetivo da capacitação é a construção da rede de enfrentamento das violências doméstica e sexual na cidade de Hortolândia, porque o trabalho do Núcleo é de vigilância, não de atendimento”, explica Ana Denadai. 

Programados para fevereiro e março, os dois primeiros encontros estão a cargo do médico Aloísio Bedone e tratam da questão da violência contra a mulher. Voltadas ao atendimento de crianças e jovens vítimas de violência sexual, as outras duas palestras, que acontecem em março e abril, serão ministradas pela pediatra Dorli Carvalho. Ela é especialista em urgência e emergência nos casos de violência doméstica contra criança e adolescente e responsável pelo protocolo de atendimento às vítimas de violência doméstica contra crianças e adolescentes e pela formação de residentes de pediatria do Hospital Municipal Mário Gatti, de Campinas.

O último dia de formação, previsto para 25 de abril, terá o formato de oficina. Caberá ao psicólogo Ricardo Castro, consultor do Ministério da Saúde, a tarefa de apontar caminhos para a construção do fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual na cidade. “Os protocolos de atendimento vão ser instituídos após a formação”, esclarece Ana Denadai. “A partir daí é que serão definidos os caminhos e os procedimentos para o atendimento às vítimas e o acompanhamento delas por seis meses intensivamente”, afirma.


SERVIÇO:

Capacitação para Implantação de Atendimento de Urgência/Emergência às Vítimas de Violência Sexual 

LOCAL: 

Câmara Municipal de Hortolândia
Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Pq. Gabriel

28/02
Das 13h30 às 17h

Abertura: 
Lançamento do Boletim com Dados de Violência Doméstica e/ou Sexual

Palestrante: Aloísio Bedone
Temas: Conceito de violência; Projeto Iluminar Campinas; Aspectos legais e éticos do atendimento às vítimas de violência

14/03
Das 13h30 às 17h

Palestrante: Aloísio Bedone
Temas: Atendimento a mulheres vítimas de violência sexual; Aspectos legais e bio-éticos da interrupção legal de gravidez (serviço de referência regional)

28/03
Das 13h30 às 17h

Palestrante: Dorli Carvalho
Tema:Tipos de Violências, reconhecimento da violência, uso de medicação em casos de violência sexual contra criança/adolescente, apresentação de fluxos construídos para a cidade de Campinas

11/04
Das 13h30 às 17h

Palestrante: Dorli Carvalho
Tema: abordagem da violência sexual no Pronto Socorro, no Centro de Saúde e acompanhamento das vítimas

25/04
Das 13h30 às 17h

Facilitador: Ricardo Castro
Tema: Construindo o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário