Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Carnaval terá ações de combate à exploração sexual

08/02/2013 10:29:01

Foto: Divulgação/PMPA
Evesca apresentou ações ao secretário de Governança Local, Cezar Busatto
Evesca apresentou ações ao secretário de Governança Local, Cezar Busatto
Nesta sexta-feira, 8, e no sábado, 9, centenas de profissionais da prefeitura de Porto Alegre entram na passarela do samba para assegurar a alegria, a tranquilidade e a paz no Carnaval da cidade. Entre eles, estará a equipe do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca), responsável pela segunda edição da Campanha Pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes durante as comemorações do Carnaval. As ações estão alinhadas com iniciativas semelhantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
 
O Evesca irá atuar durante os desfiles das escolas do grupo especial no Complexo Cultural do Porto Seco – Sambódromo. Está prevista a distribuição de peças de divulgação, informando números de telefones de órgãos que combatem aquele tipo de crime. Serão distribuídos quatro mil panfletos e 600 bandanas. O grupo esteve nesta quinta-feira, 7, no gabinete da Secretaria de Governança Local, apresentando a ação ao titular da pasta, Cezar Busatto.
 
De acordo com dados da Secretaria da Direitos Humanos da Presidência da República, 77% das denúncias registradas no Disque 100, entre janeiro e novembro de 2012, são relativas à violência contra crianças e adolescentes – isto corresponde a 120.344 casos. Naquele período, por mês, ocorreram 10.940 agressões – uma média de 364 episódios por dia.
 
O Evesca foi instituído em Porto Alegre em janeiro de 2011. O comitê tem a finalidade de monitorar, avaliar e implementar o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O grupo é integrado por representantes das secretarias de Governança Local, Educação, Juventude, Turismo, Produção, Indústria e Comércio, Direitos Humanos, Saúde e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
 
Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes:

Conselho Tutelar – (51) 3226.5788
Delegacia de Polícia para Crianças e Adolescentes (Deca) – 0800.642.6400
Denúncia Nacional, Disque 100


/carnaval /crianca_e_adolescente
Texto de: Poti Campos
Edição de: Caren Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário