Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sexta-feira, 8 de março de 2013


Certificado de Valorização oferecido pelo Comitê EVESCA

O Certificado de Valorização oferecido pelo Comitê EVESCA e a Secretaria Municipal de Governança Local têm o objetivo de incentivar, reconhecer e destacar ações no âmbito social, cultural, educacional, político, assistencial que envolvam questões de garantia do direito de crianças e adolescentes para promoção de uma sociedade melhor e mais justa.

Embora possa parecer contraditório que este Certificado de Valorização, possa parecer não ter “valor”, eu pondero que aqui o VALOR se expressa pela qualidade de valente; pela demonstração de bravura, coragem de não desistir, pelo merecimento de quem possui Altruísmo que é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outrem, mérito de desenvolver a sua atividade profissional como uma Missão, fazer o bem é o propósito de sua existência, então, o seu trabalho é uma ação de muita valia.

Infelizmente cada vez mais somos levados a colocar valor em coisas que não possuem valor nenhum, e acabamos nos esquecendo do que realmente têm valor!

As maiores preciosidades na vida de uma mulher são suas ações na construção de um mundo melhor, as pessoas que a cercam, seus filhos, seu companheiro, seus amigos, estes tem valor inestimável em nossas vidas. E é nos momentos difíceis que estes tesouros que convivemos no decorrer de nossa existência demonstrarão seu real valor. Que possamos cultivar amizades sinceras, pois somente quando nos doamos desinteressadas é que somos verdadeiras amigas e estes sim geram frutos de alegria, partilha e amor.

Temos que enxergar naqueles que nos cercam mais do que os olhos podem ver, pense em cada ser humano como um universo em expansão, cada um com seus próprios mistérios a serem desvendados. Que nunca nos esqueçamos que ninguém nasce plenamente bom ou mal tudo é a consequência da história de vida daquela pessoa. Que possamos cada dia mais evoluir como seres humanos, pois para o mundo mudar é preciso que cada um mude o que tem que ser mudado e transformado dentro de si.
Então, faça esta pergunta: O que realmente importa em sua vida?

Para nós do Comitê EVESCA o que realmente importa é a Boa Luta!

Neste sentido, oferecemos o CERTIFICADO DE VALORIZAÇÃO que visa destacar quem promove a Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, na cidade de Porto Alegre, em especial, na área de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Certificado de Valorização é concedido anualmente, em Reunião Ordinária do Comitê EVESCA, com Abertura alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 08 de março, a sete personalidades femininas que se distinguiram, na sociedade porto-alegresense, por relevantes serviços prestados na área de proteção de nossas crianças e adolescentes. Sete escolhidas, de entidades governamentais e não governamentais, de âmbito municipal e estadual, eis as agraciadas deste ano:

1) Nossas escolas municipais são lugares de afeto e de construção de conhecimento, neste sentido, pela atuação qualificada e amorosa na área da educação, será contemplada Alba dos Santos Bica - Professora Municipal e Diretora da EMEF Mariano Beck - Bairro Bom Jesus.


2) Pela incansável defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e combate à violência, será destacado o trabalho de Denise Casanova Villela - Promotora de Justiça da 10ª Promotoria da Infância e Juventude – MP/RS.



3) Representando a instituições que atendem crianças e adolescentes em uma essencial parceria e com participação da sociedade civil, a pedagoga Cátia Pires Moreira – Coordenadora do Centro Marista Santa Isabel - Província Marista do Rio Grande do Sul.



4) Na área da saúde, será reconhecido o trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, bem como de suas famílias, na querida representação da assistente social Christiane Koehler - Coordenadora do Serviço de Proteção à Criança - SMS.


5) Em nome de todas as servidoras municipais que compõem a Secretaria Municipal de Governança Local, que tem objetivo promover a participação democrática dos cidadãos em prol do desenvolvimento das pessoas e das comunidades da nossa cidade e construir espaços de convivência capazes de potencializar a cultura da solidariedade e da cooperação entre governo e sociedade local, chamamos a Carolina Fratin Kreling Valério - Procuradora Municipal - SMGL.

 6) Por acreditarmos que a segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressão, e sim, como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, justiça, defesa dos direitos, e principalmente, como um modo de convivência, Rosemeri de Figueiredo – Chefe do Cartório da Delegacia da Criança Vítima, em nome de todas as estimadas colegas do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, da Polícia Civil. 


7) Quando um novo espaço institucional surge, ele pode ser comparado a chegada de um bebê, exige cuidado e dedicação, este são sentimentos que teremos com a recém-chegada Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por lutar na garantia dos direitos e por uma vida digna para todas as mulheres e com especial distinção pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 de março, temos a honra e o carinho de homenagear a Secretaria Adjunta da Mulher, Waleska Rosa Vasconcelos - Secretária-Adjunta da Mulher - SMDH.

Muito Obrigada!

Reunião Ordinária do Comitê EVESCA.
Quando: 07/03/2013 (quinta-feira).
Horário: 9h – 11h30min.
Onde: Auditório da Secretaria Adjunta da Mulher (Rua Siqueira Campos, 1184 - 16º andar - Centro)
Pauta: Planejamento das atividades de 2013, a Semana Municipal EVESCA - COPA 2014, avaliação da Ação Especial da Campanha 
EVESCA no Carnaval 2013.

FAÇA A SUA PARTE: OBSERVE, DIVULGUE E DENUNCIE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário