Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conselho Tutelar registra 6,3 mil atendimentos em 2012

18/06/2013 17:58:21

Foto: Divulgação/PMPA
Secretário Cezar Busatto na prestação de contas do Conselho Tutelar
Secretário Cezar Busatto na prestação de contas do Conselho Tutelar

Em solenidade no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Conselho Tutelar apresentou na tarde desta terça-feira, 18, a prestação de contas das atividades de 2012. Em relação ao ano anterior, houve um acréscimo de cerca de 6% no número de ocorrências atendidas pelo Conselho, passando de 5.994 casos, em 2011, para 6.327, em 2012.

O direito de crianças e adolescentes mais violado na cidade, de acordo com o relatório, foi aquele que assegura direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, com 6.446 registros no período. O segundo mais violado foi o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, com 1.396 casos, sendo 97 deles de exploração sexual. A categoria inclui ainda casos de violência física e psicológica.

O evento teve a participação do secretário de Governança Local, Cezar Busatto. Ao comentar o relatório perante a platéia formada por conselheiros tutelares, Busatto destacou a importância de a prestação de contas ser levada às comunidades contempladas pelas 10 microrregiões do Conselho Tutelar em Porto Alegre, como modo de fortalecer a atuação do organismo e de dar conhecimento à população sobre os ilícitos envolvendo crianças e adolescentes nas regiões.

A prestação de contas atende exigência legal prevista na Lei Municipal nº 628/09. São apresentados dados sobre cada uma das 10 microrregiões, dos atendimentos prestados e da caracterização de direitos violados e agentes violadores. Além das regiões, apresentam dados o Plantão Centralizado e a Comissão de Educação. A prestação de contas está disponível aqui.




/conselhotutelar /crianca_e_adolescente
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário