Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Comitê EVESCA Porto Alegre estará presente no Ato Público no Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil - 12 de Junho, em Belo Horizonte.

BH quer utilizar os megaeventos para conscientizar contra trabalho infantil
Publicado em 10/06/2013 15:46:10

Belo Horizonte quer dar exemplo de cidade comprometida com o combate a toda forma de trabalho infantil lançando uma campanha junto à sociedade que possa repercutir junto ao público de estrangeiros e de torcedores de outros estados da federação que já começam a chegar para a Copa das Confederações.

A iniciativa da campanha é da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e terá seu lançamento na próxima quarta-feira, dia 12 de Junho, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O ato público de lançamento acontece às 11:30 horas no coração da Savassi, no quarteirão fechado da rua Pernambuco, em frente à lanchonete Mc Donald’s.

O objetivo é convencer a população que freqüenta os bares da cidade a não remunerar o trabalho infanto-juvenil, oferecendo esmola ou comida para crianças que estão nas ruas e na noite da capital. A campanha pretende enfatizar também que a sociedade precisa se conscientizar de que este tipo de exploração, além de representar uma contravenção, coloca crianças e adolescentes numa situação de risco social e pessoal.

A programação do ato público começa com a apresentação do esquete teatral “Crianças na Pista” da Companhia de Arte Mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social - SMAAS. Agentes públicos e artistas vestidos com a camiseta da campanha vão abordar as pessoas nos bares e restaurantes da região distribuindo porta-bolsas e folders com esclarecimento sobre os malefícios do trabalho precoce.

Participam do evento agentes da SMAAS e das áreas de educação e saúde, mobilizadores do teatro e integrantes das Comissões Operativas Locais do PAIR-BH (Programa de Igualdade Racial).

A ideia é que esta campanha seja replicada pelas nove secretarias regionais durante os jogos da Copa das Confederações, privilegiando os bares onde há incidência do trabalho infantil.

Haverá também uma campanha de endomarketing voltada para o público interno da Prefeitura. Serão impressos 10 mil manuais sobre o trabalho infanto-juvenil para profissionais. O material será distribuído para técnicos dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centros de Referência de Assistência Social), centros culturais, professores da rede de ensino municipal, trabalhadores da saúde, técnicos da rede conveniada e profissionais da rede de acolhimento institucional que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

A campanha prevê também afixação de faixas em escolas municipais, centros de referência e outras instituições públicas. Vinte mil revistinhas em quadrinho Turma da Mônica, preparadas especialmente para a campanha pelo cartunista Maurício, também vão chegar ao público infantil nas escolas públicas municipais, bibliotecas públicas, centros culturais e organizações não-governamentais, abordando a temática do trabalho infantil.

25 mil sacolas para carregar alimentos serão distribuídas nas bancas de feira livre do programa Direto da Roça, com ênfase no combate ao trabalho infanto-juvenil em Belo Horizonte. Mais informações e a programação completa da campanha no site da prefeitura (www.pbh.gov.br), na página da Secretaria de Políticas Sociais.
Campanha nas Escolas e nos CRAS:
Público alvo, jovens e crianças.
250 faixas 1 X 4 metros, destinados para as Escolas Municipais, CRAS e demais instituições que tenham espaço externo para fixação nos moldes da campanha feita em 2012.
Distribuição de 200.000 (duzentas mil) revistinhas da Turma da Mônica em HQ especial contra o trabalho infantil para todos os alunos das escolas municipais e para as crianças atendidas nos CREAS, CRAS, bibliotecas, centros culturais e demais entidades parceiras.
Os personagens de Maurício de Sousa levantam a bandeira da infância saudável e livre da exploração de mão de obra na HQ especial Toda criança quer ser criança.
A revista é fruto da parceria da Mauricio de Sousa Produções com o Fórum Nacional de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e a SEDH - Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Na história, Mônica e sua turma conhecem Benedito, um garoto pobre que trabalhava com os pais no lixão e não frequentava a escola. Em dezesseis páginas, a edição mostra exemplos de exploração da mão-de-obra infantil em atividades domésticas, rurais e outras. Aborda também o tema sob o ponto de vista de raça e gênero e alude ao direito de meninos e meninas brincarem. O dowload gratuito da revista pode ser obtido no site www.monica.com.br.
Outras informações: Coordenação da Campanha de Bar em Bar e de Feira em Feira Copa das Confederações 2013.
Assessoria de Comunicação e Mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social
Beth, Bia, Brigida, Mariana, Fone: 3277.565 – 3277.4570
eventos.smaas@pbh.gov.br


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