Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sábado, 18 de maio de 2013



O livro O Segredo da Tartanina, além de obter informações detalhadas de ajuda caso conheça ou suspeite de um caso de abuso sexual infanto-juvenil em seus relacionamentos.
Nas páginas a seguir, saiba do que se trata o abuso sexual, sua gravidade e a forma adequada de tratar deste assunto tão crítico às famílias.Veja um trecho do livro aqui:


O Livro

Criado por psicólogas clínicas, este livro é fruto de anos de experiência profissional no atendimento a vítimas de abuso sexual. Com abordagem lúdica e interativa, adultos e crianças acompanham a história de Tartanina, uma pequena tartaruga vítima de agressão, servindo-se dessa analogia para fomentar uma conversa franca e elucidativa sobre este tema tão crítico.
O Segredo da Tartanina é recomendado para uso didático ou clínico em instituições públicas e privadas, por meio de assistência especializada ou voluntária.
Pode ser usado por pais, responsáveis, educadores, assistentes sociais ou terapeutas que desejam auxiliar, diagnosticar suspeitas ou desenvolver um trabalho preventivo contra essa que é uma das piores agressões praticadas contra a criança e a família.

Apresentação ao leitor adulto
Este livro é fruto de vários anos da nossa experiência profissional no atendimento prestado às vítimas de abuso sexual. Ele surgiu inicialmente como um recurso lúdico, que visava contribuir para a elucidação de vários casos de suspeita de abuso cometido contra crianças.
No decorrer deste trabalho, confirmamos a necessidade de literatura deste porte e visualizamos a importância do livro, inclusive para atuar na prevenção ao abuso sexual. Concluímos que, se pudéssemos contribuir no sentido de instruir os pais e responsáveis e de espalhar um material preventivo, parte do desafio no qual estamos inseridos – de proteger e livrar crianças desta realidade tão cruel em nossos dias – seria vencido.
Não podemos negar que a grande dificuldade na divulgação de um livro como este está no seu próprio tema. Infelizmente, o abuso sexual ainda é taxado como tabu em nossa sociedade e o simples falar no assunto é capaz de gerar repulsa, quando não horror, nos que ouvem.
Ainda há, no imaginário social, uma ideia muito difundida de que o abuso sexual não é muito comum em nossa sociedade (e em nossas igrejas); que está longe da nossa vivência cotidiana; que só ocorre nas grandes metrópoles e, ainda assim, nas suas periferias ou favelas, envolvendo tão somente pessoas de baixo poder aquisitivo.
Posturas e crenças dessa espécie só demonstram o quanto tal mito, profundamente enraizado em nosso meio, camufla o fato de que o abuso é real e pode estar acontecendo bem perto de nós – o que só contribui para dificultar a identificação das vítimas e de seus agressores.
Nosso grande desejo não é outro senão o de favorecer a quebra desse tabu, para que a realidade que pode permanecer em segredo nas famílias durante muitos anos, causando mágoas e separações, venha à tona, trazendo proteção e livramento às vítimas inocentes, além de prevenção a prováveis desastres, presentes e futuros.
Ao ler este livro, os pais ou responsáveis talvez também sintam a necessidade de quebrar alguns tabus e segredos em si mesmos, para posteriormente dialogar com a sua criança. Este é certamente o primeiro passo para a proteção e a prevenção: um diálogo aberto e sincero entre os pais e a criança sobre sexualidade, de forma que essa omissão hoje tão comum possa ser suprida, o segredo discutido abertamente e a criança instruída, a fim de que compreenda a necessidade de se proteger, a começar pelo seu próprio corpo, nesta fase tão peculiar de desenvolvimento físico e psicológico.
Desejamos sinceramente que vocês desfrutem deste livro e que ele possa abençoar nossas famílias e concorrer juntamente com outros projetos afins para o propósito da aproximação verdadeira entre pais e filhos.
As Autoras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário