Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

domingo, 28 de abril de 2013


Sistematização Programa Na Mão Certa

Essa publicação relata a história do Programa Na Mão Certa, que há cinco anos trabalha no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescente nas rodovias, consolidando-se como um modelo de sucesso.
Poucas foram as iniciativas que trilharam caminhos tão árduos de forma intensa, participativa e persistente. Uma proposta que teve sua semente lançada em 2004, graças à perseverança e participação de uma série de pessoas visionárias e comprometidas com o futuro do país e do bem-estar irrestrito de todas as crianças e adolescentes.
Hoje, podemos ver o quanto essa sementinha, ainda que plantada em terreno árido e carregada de adversidades, foi capaz de germinar e crescer. Muitos não acreditavam que este assunto encontraria eco no meio empresarial, mas os resultados ora compartilhados nesta publicação comprovam exatamente o contrário.
Lançado oficialmente em 28 de novembro de 2006, o  Programa Na Mão Certa está fundamentado num  Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, proposto pela  Childhood Brasil em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social  e apoio da  Organização Internacional do Trabalho. Cinco anos depois, reunimos mais de  725 empresas e entidades empresariais signatárias  do Pacto, motivo de sobra para renovar nossas expectativas e esperança de que é possível, sim, fazer a diferença para milhares de crianças e adolescentes, independente do tamanho do desafio e dos esforços por ele requeridos.
Convidamos vocês a fazerem uma viagem pela rica experiência que o  Programa Na Mão Certa vem proporcionando. Neste material, o leitor encontra o relato detalhado desta iniciativa, com destaque para os obstáculos superados, aprendizados acumulados com tentativas nem sempre exitosas, além de dados que remontam a base de informações do período de novembro de 2006 a junho de 2010.
Desejamos-lhes uma excelente leitura e esperamos que este material inspire muitas pessoas e organizações a empreenderem iniciativas semelhantes e melhores. Quanto mais gente engajada na promoção e proteção dos diretos humanos fundamentais de crianças e adolescentes, maiores serão as chances de construirmos uma sociedade mais justa e sustentável para todos, em todos os lugares!

Childhood Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário