Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 18 de dezembro de 2012



Reunião Ordinária  do Comitê EVESCA
18 de dezembro de 2012.


Realizou-se a Reunião Ordinária e Prestação de Contas do primeiro ano da Gestão 2012/2013, no dia 18 de dezembro de 2012, às 9h, no Auditório da Coordenação Municipal da Mulher (Rua Siqueira Campos, 1184 - 16º andar).
Destaque para o Lançamento da Cartilha de Prevenção Infanto-juvenil e do Guia de Orientação EVESCA, publicações inéditas que visam orientar a todos para estarem atentos na proteção das crianças e dos adolescentes contra a violência sexual e apoiar o município na implementação de ações efetivas na garantia dos direitos, fortalecendo os mecanismos e leis estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.


FAÇA A SUA PARTE: OBSERVE, DIVULGUE E DENUNCIE!



Publicações Comitê Municipal EVESCA
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, convida para o lançamento de publicações que orientam sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e para Reunião Ordinária e Prestação de Contas do primeiro ano da Gestão 2012/2013, a ser realizada no dia 18 de dezembro de 2012,   às 9h, no Auditório da Coordenação Municipal da Mulher (Rua Siqueira Campos, 1184 - 16º andar). O objetivo é fortalecer as ações integradas de vários parceiros no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no município.
Proteger as crianças e os adolescentes da violência sexual é um grande desafio até mesmo para os profissionais da área. O que fazer quando há suspeita de um caso de abuso? Como abordar um tema tão delicado e orientar uma criança que está passando pelo problema? Para ajudar a responder estas e outras dúvidas que aparecem no dia a dia dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos, que o Comitê EVESCA, desenvolveu duas publicações para atender e encaminhar casos de Violência sexual contra crianças e adolescentes de forma qualificada e integrada. As publicações têm entre os objetivos dar visibilidade ao fenômeno da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes; informar a sociedade sobre estratégias de enfrentamento a violência sexual e oportunizar o fortalecimento do protagonismo das crianças e dos adolescentes no enfrentamento deste fenômeno.

 

A primeira publicação é o Segredinho de Lucas, um livro Infantil que utilizando uma linguagem fácil e usual entre as crianças, trata deste assunto polêmico de uma forma que possa ser compreendido pelos leitores, sem traumatizar. Esta produção atende ao Plano Municipal EVESCA, em seu Eixo 6 – Protagonismo Juvenil, visando garantir que o material educativo e informativo sobre violência sexual destinado a crianças e adolescentes utilize como referência o mundo e a linguagem infanto-juvenil. 
 

A segunda obra de referência no segmento trata-se do Guia de Orientação – Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o objetivo desta publicação é servir de parâmetro para atender e orientar as pessoas em casos de violência sexual ou suspeita, indicando alternativas que possam ser acessadas, quer seja pessoalmente ou por telefone. Com isso, a meta é de que sirva de auxilio aos profissionais e ao público em geral quanto às atitudes a serem tomadas para o atendimento de qualidade, através da interface com os diversos serviços da rede especializada. 
            As publicações são fruto de uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com a Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, através da Secretaria Municipal da Industria e Comércio e do Comitê Municipal EVESCA e serão lançados com uma tiragem inicial de dois mil exemplares de cada. 
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Enfermeira....voluntaria de uma Casa de Passagem p\ crianças vitimas de violência aqui no interior do RN.Gostaria de saber como faço para conseguir um exemplar do livro " o segredinho de Lucas" e Guia de Orientação – Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
      Angela

      Excluir