Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Câmara de Vereadores

Câmara Municipal de Porto Alegre
 11/12/2012
Foto: Francielle Caetano
Zacher recebeu Plano elaborado pelo Evesca












 

 

Evesca apresenta plano contra exploração sexual 

de crianças

Integrantes do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Porto Alegre (Evesca), coordenado por Cláudia Machado, entregaram ao presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher (PDT), na tarde dessa terça-feira (11/12), o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Cláudia explicou que o documento "é fruto de um esforço conjunto de profissionais e cidadãos de áreas multidisciplinares, para nortear ações para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes de Porto Alegre".

A coordenadora do Evesca esclareceu, ainda, que "existe muitos estudos e trabalho a ser desenvolvido na área; mas esse é um começo." Ela observou que não há números exatos ou estatísticas que identifiquem a realidade da exploração infantil na Capital gaúcha: "trabalhamos com estimativas".

Zacher, ao reafirmar seu total apoio em defesa da causa, prontificou-se em desenvolver  estudo imediato sobre a Legislação Municipal pertinente, "para promoção do debate e apresentação de projeto de  lei que estabeleça política pública adequada ao complexo tema  que envolve esse enfrentamento em diferentes pontos da cidade".

O vereador destacou a relevância do trabalho realizado pelo Evesca. O material entregue ao presidente do Legislativo será encaminhado ao conhecimento e análise  dos vereadores, conforme concluiu o presidente da Casa, ao agradecer a oportunidade de  reflexão sobre o assunto.

Evesca
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído em 6 de janeiro de 2011 com a finalidade de monitorar, avaliar e implementar o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Porto Alegre.

O Comitê é composto por representantes das seguintes secretarias do município: de Coordenação Política e Governança Local (SMCPGL); de Educação (SMED); de Juventude (SMJ); de Turismo (SMTUR); da Produção, Indústria e Comércio (SMIC); de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), de Saúde (SMS), pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Coordenação Municipal da Mulher (GP), do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negrode representantes da sociedade civil, de instituições e organizações que atuam na prevenção à violência. 

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)



 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário