Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cidades-sede da Copa do Mundo definem ações de combate à exploração sexual infantil

Cidades-sede da Copa do Mundo definem ações de combate à exploração sexual infantil



Data: 21/10/2013 

Os representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e várias outras autoridades convidadas estão reunidos em Brasília (DF), hoje (21) e amanhã (22), participando do workshop referente à campanha internacional “Não Desvie o Olhar!”.

A campanha, que é cofinanciada pela União Europeia, busca a promoção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes por meio da sensibilização do público dos grandes eventos esportivos. O workshop serve principalmente para a troca de experiências entre as cidades e de validação das ações, planejamentos e peças publicitárias da campanha no Brasil. 

A presidente da Fundação de Assistência Social de Curitiba (PR), Márcia Fruet, que também representa o prefeito de Curitiba (PR) e vice-presidente para Assuntos da Copa do Mundo da FNP, Gustavo Fruet, destacou a importância de aprofundar a discussão do tema da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos esportivos com bastante antecedência para a Copa do Mundo. “É de suma importância este debate para podermos chegar com uma campanha forte durante a Copa do Mundo. O nosso objetivo é fazer com que os turistas que vêm dos outros países com intenção de praticar este crime saibam que o nosso país tem regras e que estas pessoas serão exemplarmente punidas”.

Já o chefe do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, Jérôme Poussielgue, ressaltou que o mais importante da campanha é conscientizar a população para todo e qualquer tipo de exploração, “seja ela contra indígenas, crianças, adolescentes, adultos ou idosos”.

“O que buscamos é um legado efetivo para a Copa do Mundo no Brasil, e, para isso, vamos nos reunir com todos os embaixadores que compõem a UE no país e reforçar as ações da campanha, tanto no exterior, quanto aqui”, enfatizou Jérôme Poussielgue.

Em sua participação, a secretária executiva do Conselho Nacional do Sesi , Cleude Gomes, destacou que a campanha “Não Desvie o Olhar!” deve trabalhar em duas frentes: “com as crianças e adolescentes que já estão inseridas no mundo da prostituição e exploração e na prevenção, focando nas denúncias. O nosso maior sonho é viver em um país onde não exista este tipo de crime bárbaro”, ressaltou.  

A Campanha

A campanha “Não Desvie o Olhar!” busca a promoção e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes por meio da sensibilização do público dos grandes eventos esportivos. Além disso, pretende orientar as possíveis vítimas da exploração sexual sobre os seus direitos, elevar o nível de conscientização dos cidadãos, informar aos torcedores sobre as punições cabíveis e incentivar a população a denunciar as violações.

Além do Brasil, mais 19 países promoverão a iniciativa: Alemanha, Áustria, África do Sul, Bélgica, Bulgária, Espanha, Estônia, França, Holanda, Quênia, Madagascar, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Senegal, Suíça, Itália e Ucrânia.

Presidência da República

A secretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Angélica Goulart, apresentou o programa do Governo Federal intitulado “Programa de Proteção Integral e Cidadania de Crianças, Adolescentes e Jovens”.

“O Governo Federal está, desde 2003, alinhando todas as ações de prevenção e combate à exploração de crianças e adolescentes. Temos também de alinhar as nossas ações para fortalecer a interface e o conjunto de ações estratégicas de proteção antes, durante e depois da Copa do Mundo e dos outros grandes eventos esportivos que irão acontecer no nosso país. Para isso, temos que fortalecer as redes de proteção integral frente ao cenário de violência como a sexual, do trabalho infantil e em especial a produzida pelo consumo de álcool e outras drogas”, relembrou.

Autor: Rodrigo Eneas 
Repórter: Rodrigo Eneas






Nenhum comentário:

Postar um comentário