Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras

Apresentado relatório sobre exploração sexual infanto-juvenil

15/10/2013 16:53:58

Foto: Daisy Fornari/Divulgação PMPA
Secretário Cezar Busatto e professora doutora Suely Ferreira Deslandes Secretário Cezar Busatto e professora doutora Suely Ferreira Deslandes

Estudo avalia atuação de governos em quatro capitais de diferentes regiões Estudo avalia atuação de governos em quatro capitais de diferentes regiões

Foi divulgado na manhã desta terça-feira, 15, o relatório de Porto Alegre da "Avaliação das estratégias governamentais municipais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais brasileiras”, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). O documento foi apresentado pela professora doutora Suely Ferreira Deslandes, em seminário realizado no Anfiteatro do Hospital Santa Rita.

De acordo com a professora doutora, o estudo constitui-se de análise avaliativa da atuação de governos municipais no enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes em quatro capitais de diferentes macro-regiões brasileiras. “Apesar do reconhecimento da importância da atuação da sociedade civil e das demais esferas de governo, a estadual e a federal, que se fazem presentes nos municípios, o foco da pesquisa foi a ação governamental municipal”, destaca Suely.

O relatório apresentou uma breve caracterização dos três setores, cujas ações constituem importante alicerce na promoção dos direitos de crianças e adolescentes e agregam a maioria das ações de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. Um capítulo foi destinado à caracterização do município e da rede pública, outro para análise da violência e da exploração sexual contra crianças e adolescentes no município e um terceiro capítulo tratando das formas de enfrentamento à violência e exploração sexuais de crianças e adolescentes.
Reconhecimento - O secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, destacou a importância do trabalho realizado e a seriedade de continuidade do que foi discutido em 2012, quando a pesquisadora esteve em Porto Alegre para o início da pesquisa. “Esta iniciativa é bem-vinda na medida em que os governos possam avaliar sua atuação e propor melhorias”, destacou Busatto.
O secretário de governança avaliou que a discussão de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes deve ser apresentada como pauta no comitê de gerenciamento do governo municipal. “Esse é o melhor caminho para a tomada de decisão e monitoramento das atividades”, disse. No final da tarde de segunda-feira, 14, a professora doutora Suely Ferreira Deslandes foi recebida pelo vice-prefeito Sebatião Melo e apresentou o relatório.
O quarto capítulo do relatório foi reservado para as conclusões e recomendações. Foram detalhadas orientações mais específicas para Porto Alegre, tendo por base o percurso investigativo travado na Capital, dividida em sete tópicos: 1. Investir na identificação das situações de exploração sexual, permitindo o planejamento de estratégias adequadas e sensíveis à complexidade do problema; 2. Investir na análise das situações de violência sexual que ocorrem no município para planejamento de ações; 3. Garantir a implantação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; 4. Expansão da rede/capacidade de atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência sexual; 5. Investir em plano de capacitação de profissionais das distintas secretarias para a prevenção, notificação e atenção a crianças, adolescentes e suas famílias; 6. Qualificar continuamente a ação dos Conselhos Tutelares; 7. Dar visibilidade e fortalecer as iniciativas existentes.
O evento é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local, da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e contou com a parceria da Santa Casa de Misericórdia, entidade cadastrada no Funcriança.
Veja o relatório.

/funcrianca /governança
Texto de: Indaiá Dillenburg
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
 

 










 





























 





























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário