exploração de crianças
A Prefeitura de Porto Alegre participa nos dias 21
e 22, em Brasília, de workshop para validação, adequação e implementação
local da campanha internacional "Não desvie o olhar. Don’t look away”. A
iniciativa de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e
adolescentes tem o propósito de obter a atenção dos turistas nacionais e
internacionais que transitarão nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014,
no contexto do projeto realizado pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP,
presidida pelo prefeito José Fortunati, e co-financiado pela Delegação da
União Européia de Brasília.
De acordo com a coordenadora do Comitê Evesca – de
enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Claudia Machado a
participação de Porto Alegre no workshop servirá para demonstrar a articulação
da Capital gaúcha. “Vamos conversar sobre a mobilização de Porto Alegre com
vistas à prevenção de possíveis violações de direito de crianças e adolescentes
em megaeventos, principalmente às relacionadas à exploração sexual”, destaca. A
coordenadora de Publicidade do Gabinete de Comunicação Social da prefeitura,
Aline Kusiak também participará do workshop.
Não desvie o olhar - A Campanha "Não desvie o
olhar. Don’t look away” foi lançada no dia 27 de setembro, em Roma, na
Itália, a iniciativa, que já ocorre em outros países, foi apresentada pelo
prefeito José Fortunati, durante seminário na sede da Agência Nacional de
Turismo da Itália. O evento marcou as comemorações do Dia Internacional do
Turismo na cidade.
19/10/2013 01:05:29
/crianca_e_adolescente
/crianca_e_adolescente
Texto de:
Indaiá Dillenburg
Edição de: Andrea Brasil
Edição de: Andrea Brasil
O que é a campanha “Não Desvie o Olhar”?
“Não desvie o olhar” (“Don’t look away” em inglês) é uma campanha internacional de
sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes ligada aos grandes
eventos esportivos, que acontecerá em 17 países da Europa e no Brasil. Na Europa a
campanha está sendo coordenada pela rede internacional ECPAT, no Brasil a sua
coordenação está a cargo da Frente nacional dos Prefeitos - FNP e do Conselho Nacional
do Serviço Social da Indústria - SESI.
A campanha será desenvolvida também no âmbito do projeto “Prevenção da Exploração
Sexual no Turismo e Sensibilização dos Turistas Durante os Grandes Eventos”, realizado
pela FNP em colaboração com o parceiro italiano ISCOS Piemonte, como parte do
programa de cooperação descentralizada “100 cidades para 100 projetos Brasil-Itália”.
A Campanha no Brasil buscará, por meio da adesão das cidades-sedes da Copa do Mundo
de Futebol, atingir todo o país. Além de poderem reproduzir peças publicitárias e
estratégias de mobilização idealizadas pela coordenação nacional da campanha, as cidades
poderão adaptar essas peças e, ou criar novas peças, de forma a atender suas peculiaridades culturais. Para isso, deverão buscar utilizar a mesma metodologia e o mesmo conceito da Campanha Nacional.
Qual é a mensagem e quais são os objetivos da campanha?
A campanha quer atingir todos os brasileiros e estrangeiros que, direta ou indiretamente
estarão mobilizados pela Copa do Mundo de Futebol 2014. O objetivo é sensibilizar esses
torcedores com a mensagem “Não Desvie o Olhar. Proteja nossas crianças e
adolescentes. Exploração sexual é crime. Disque 100 e denuncie”
Além de seu caráter internacional, a Campanha “Não Desvie o Olhar” no Brasil se soma
às demais campanhas ministeriais (MinTur e SDH) popularizando e fortalecendo ainda
mais o disque denúncia “DISQUE 100” .
Queremos que cada torcedor, brasileiro e estrangeiro, que viajar a qualquer uma das 12
cidades sede da Copa do Mundo 2014, receba a mensagem da campanha, se sensibilize e
diga não a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário