Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 18 de abril de 2012

 

Comitê define ações contra exploração de crianças e adolescentes

18/04/2012 17:58:38

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Evesca) definiu a programação da semana anual dedicada ao tema. “Será um período especial: ao invés de sete dias, serão 10 dias de atividades para conscientizar a comunidade e evitar a ocorrência de episódios traumáticos contra crianças e adolescentes”, diz a coordenadora do Evesca, Cláudia Machado. A semana irá ocorrer de 8 a 18 de maio, culminando com a Marcha de Enfrentamento que irá percorrer ruas do Centro Histórico (às 12h do dia 18).

A programação completa – que inclui encontros, exibição de filmes e seminários – será anunciada nos próximos dias. Além da marcha está definido ato público no Brique da Redenção, dia 13 de maio. A programação foi debatida em reunião realizada nesta terça-feira, 17, com a presença de representantes de Fundação Pão dos Pobres, Pequena Casa da Criança, Instituição Visão Social, Instituição ASA, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Instituto Porto Alegre, CEP-RUA, Polícia Civil e secretarias municipais da Educação, da Juventude, da Saúde, dos Direitos Humanos e Fundação de Assistência Social.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é comemorado em 18 de maio. A data foi escolhida em razão de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES), conhecido como o Caso Aracelli. A menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – Vitória, 18 de maio de 1973) foi assassinada. O corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual.
Texto de: Poti Campos
Edição de: Caco Belmonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário