Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fortunati apresenta em Roma campanha contra exploração sexual

27/09/2013 11:30:20

Foto: Thiago Ribeiro/Divulgação PMPA
Prefeito apresentou ações desenvolvidas no Brasil com foco para a Copa
Prefeito apresentou ações desenvolvidas no Brasil com foco para a Copa
Criar uma cultura comum de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Esse é o objetivo da campanha "Não Desvie o Olhar", lançada na manhã desta sexta-feira, 27, na cidade de Roma. A iniciativa, que já ocorre em outros países, foi apresentada durante seminário na sede da Agência Nacional de Turismo da Itália e marcou as comemorações do Dia Internacional do Turismo na cidade. (fotos)

Na ocasião, o prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, apresentou as iniciativas desenvolvidas no Brasil pela parceria entre a FNP, o Serviço Nacional da Indústria (Sesi) e Instituto Sindical de Desenvolvimento (Iscos), tendo como foco a preparação das cidades brasileiras para a Copa do Mundo de 2014. As ações são financiadas com recursos da Comunidade Europeia.

Fortunati destacou a importância do encontro, lembrando o papel das lideranças presentes no sucesso da campanha. "Temos a consciência de que os países que estarão conosco durante a Copa e em todos os grandes eventos têm a responsabilidade de alertar seus parceiros. Contamos com a mobilização de todos para vencermos essa cruzada na defesa de nossas crianças", concluiu.

Segundo Marco Scarpati, coordenador da atividade e presidente da ECPAT, entidade que atua no combate a prostituição, a pornografia e o tráfico de crianças, o encontro busca reunir aqueles que estão na linha de frente dos grandes eventos. "É importantes discutirmos e estarmos atentos a essa realidade. Temos que dizer não a exploração sexual de nossas crianças", afirmou.

Também presente no evento, o ministro do Turismo da Itália, Massimo Bray, destacou a pertinência do debate. "Estamos discutindo um problema que trata nossas crianças como mercadoria. É uma vergonha gravíssima que temos que ter consciência. Precisamos direcionar nossas políticas para impedir essas práticas", afirmou.

Ainda participaram do evento lideranças e autoridades locais, representantes de entidades que atuam no combate a exploração sexual, entidades de classe, associações e sindicatos profissionais.

Congresso -  No dia 1º, na capital marroquina, Rabat, o prefeito será palestrante no Congresso Mundial da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), onde falará sobre a Nova Governança Local e as manifestações populares no Brasil. Fortunati também terá encontros com outros prefeitos e representantes de organizações internacionais e participa de debates sobre temas como mobilidade, desenvolvimento humano, financiamento de cidades, entre outros. No mesmo evento, a primeira-dama é convidada da Comissão de Saúde Urbana em atividade que abordará a questão animal nos grandes centros urbanos. Regina Becker apresentará aos participantes as experiências de Porto Alegre com a criação da Seda.



Texto de: Thiago Ribeiro
Edição de: Caren Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário