Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Enfrentamento à violência contra crianças é tema do FST

30/01/2013 19:17:49

Foto: Vanessa Silva/PMPA
Claudia Machado destacou a importância de se fazer um trabalho integrado
Claudia Machado destacou a importância de se fazer um trabalho integrado
Seminário realizado na tarde desta quarta-feira, 30, na Usina do Gasômetro, abordou a questão do enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes de Porto Alegre. Claudia Machado, coordenadora do Comitê Municipal que trata do assunto, falou que o projeto tem a finalidade de monitorar, avaliar e implementar o Plano Municipal de enfrentamento da questão. O comitê é composto pelos representantes das secretarias do município, de representantes da sociedade civil, de instituições e organizações que atuam na prevenção à violência contra crianças e adolescentes.
A coordenadora destacou a importância de se fazer um trabalho integrado entre o governo, entidades sociais e a sociedade civil com o objetivo de avançar contra a violência. “Ao Estado, família e sociedade cabem discutir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, não aceitando os espaços onde ela se pratique”.


Além da articulação que a rede tem para tratar do tema, ainda trabalha na capacitação de profissionais que desenvolvem o trabalho nas comunidades, garante espaços de atendimento qualificado e articula ações de enfrentamento em regiões que mais apresentam situação de violência em Porto Alegre. “O objetivo é atender e orientar as pessoas indicando alternativas que possam solucionar o problema. E com isso levar um atendimento de qualidade, por meio da interface com os serviços da rede especializada”.

Claudia Machado finalizou a sua participação no seminário com a seguinte pergunta: qual é o valor que a vida tem? Defendendo que este é o foco do comitê: tratar de maneira essencial o valor da vida. “É necessário tornar o valor da ação em satisfação, só assim poderemos combater de forma significativa à violência contra crianças e adolescentes”.

Participaram ainda do seminário Cristiane Kohler coordenadora do SPC/AIDS, Maria Helena de Castilhos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) e Simone Nunes Ávila responsável pela área técnica do DST/AIDS. 

/forumsocial
Edição de: Gilmar Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário