Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comitê EVESCA participou da Câmara Temática do Voluntariado para a COPA 2014

29 de novembro de 2012
Com Abertura do secretário Luizinho Martins, representando o secretário João Bosco Vaz da SECOPA, Técnicos da SMJ, SMCPGL, GPE, SECOPA, SMA, FASC, SMTUR, Relações Internacionais, Cruz vermelha, ACM, SMS,Brigada Militar, Guarda Municipal, recebram as informações do Coordenador dos Embaixadores da Olímpiada de Londres (Voluntariado) David Huse ontem pela manhã e a tarde. Marcio Mostardeirofoi o painelista da PMPA que atualizou as ações de nossa cidade para o convidado de Londres, prefeitura local. Na parte da tarde tivemos uma Roda Viva, bateria de perguntas para sabermos o que podemos fazer para tornar POA a melhor cidade sede da COPA 2014. Ao final do dia, fomos ao Beira Rio em obras. Responsável pelo trabalho voluntário durante os Jogos Olímpicos de Londres, o coordenador-geral do Programa de Embaixadores de Londres nas Olimpíadas 2012, David Huse, esteve reunido nesta quinta-feira, 29, com o prefeito José Fortunati. O encontro, que integra o dia de trabalho do inglês na Capital, foi realizado no Paço Municipal. 

Huse esteve em Porto Alegre para promover a troca das experiências adquiridas durante o evento em Londres. “Estamos felizes em recebê-lo e queremos aprender sobre o assunto para que possamos realizar um excelente trabalho por aqui”, afirmou Fortunati na recepção em seu gabinete. Para o especialista inglês, Porto Alegre precisa fazer um planejamento que atenda as diretrizes do que a Capital pretende para a Copa. “O plano precisa ter o perfil local, ser um documento que contenha o que a cidade projeta para bem receber”, destacou.

Seminário – David Huse participou de encontro com funcionários municipais durante todo o dia. Ele trouxe informações sobre os desafios específicos e os problemas da organização do voluntariado para os profissionais diretamente envolvidos no projeto de Voluntários da Copa de 2014 em Porto Alegre, promovido pela prefeitura. Pela manhã, Huse apresentou a experiência da cidade com o programa de voluntários durante os jogos realizados neste ano. A palestra contou com a presença do secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, que representou o prefeito José Fortunati, e o titular da Secretaria Extraordinária da Copa, João Bosco Vaz. O diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, também participou do evento.

Na ocasião, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Márcio Mostardeiro, mostrou como a Capital vem trabalhando o tema e também a organização em relação à Copa do Mundo. Segundo ele, a intenção é que os voluntariados possam complementar o programa já lançado pela FIFA, com 120 mil inscritos em todo o país. 

Levantamento mostra que a cidade vai precisar dos voluntários em 45 pontos, como aeroporto, rodoviária, praças e parques, shoppings e Usina do Gasômetro. A estimativa é de que sejam utilizadas entre 2,5 mil e 6 mil pessoas.

Pequim – Huse explicou como foi formatado o programa de voluntários de Londres. Disse que a ideia surgiu em Pequim, quando o prefeito de Londres conheceu a organização das Olimpíadas de 2008 e percebeu uma grande quantidade de pessoas auxiliando os turistas nos mais diversos pontos da cidade. Explicou que foram utilizados 7 mil embaixadores, que trabalhavam cinco horas durante seis dias na semana. Além deles, havia os gerentes que atuavam como coordenadores. 

Estes tinham uma carga diária de oito horas durante 20 dias. De acordo com Huse, a avaliação do turista sobre o “bem receber” inglês foi positiva. “Não tivemos grandes problemas com os voluntários durante o período. Dos 7 mil, apenas quatro pessoas foram retiradas. O que tentamos passar para eles foi a importância de atender bem os turistas, mesmo quando eles não fossem muito amáveis”, destacou.

O secretário Luizinho Martins ressaltou que Porto Alegre está trabalhando para ser a melhor cidade-sede da Copa. “A Capital gaúcha é conhecida por ser a cidade da participação popular. Todas as obras e melhorias que estão sendo feitas e que serão aproveitadas durante a copa ficarão como grande legado para todos os cidadãos”, comentou.
 
 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário