Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Enfrentamento à violência sexual e ao crack é tema de seminário

18/10/2012 12:09:59

Foto: Divulgação/PMPA
Glória, Cruzeiro e Cristal realizam Seminário da Rede de Enfrentamento
Glória, Cruzeiro e Cristal realizam Seminário da Rede de Enfrentamento
Foto: Ocimar Pereira/Divulgação PMPA
Debates envolvem temas relativos ao direito à convivência familiar e comunitária
Debates envolvem temas relativos ao direito à convivência familiar e comunitária

Foi iniciado na manhã desta quinta-feira, 18, no Auditório da Gerência Distrital de Saúde Glória, Cruzeiro e Cristal, o Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual e ao Crack. O evento, que será encerrado às 17h30, conta com a participação dos profissionais de saúde, educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, do diretor de Governança da SMGL, Carlos Simões Filho, da gerente distrital de Saúde, Danielle Serqueira Stein, e da coordenadora presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente (Evesca), professora Cláudia Machado.
A programação do Seminário conta ainda com as participações de Letícia Quarti, área de Saúde Mental/SMS, da assessora técnica de articulação de Rede, Maria Gil Rosa, de Christiane Koehler, do serviço de Proteção a Criança, e do promotor de Justiça e vice-presidente da Associação do Ministério Público, Sérgio Harris. Os atores sociais envolvidos também estão debatendo os temas relativos ao direito à convivência familiar e comunitária, o enfrentamento à violência sexual e a reformulação do sistema socioeducativo.
Além disso, os participantes pretendem promover o incremento das ações de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual, bem como dos conselhos tutelares. A estratégia para o alcance dos objetivos será o fortalecimento dos serviços públicos, das políticas públicas, dos programas e das ações em parceria com a Rede de Proteção. 
Já ações de combate ao uso do Crack têm o objetivo evitar que mais pessoas experimentem a droga, impedindo assim o aumento do número de usuários, o efeito devastador do crack e os malefícios físicos e psicológicos causados a quem experimenta. “A melhor resposta será uma grande mobilização da sociedade em todos os níveis, com base na campanha Crack Nem Pensar”, disse o diretor de Governança, Carlos Simões Filho.


/crianca_e_adolescente Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Manuel Petrik

Nenhum comentário:

Postar um comentário