Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Começa distribuição de plano de enfrentamento à violência

18/10/2012 08:37:41


Caderno é assinado pela Secretaria de Governança e entidades  

Caderno é assinado pela Secretaria de Governança e entidades

Terá início nesta quinta-feira, 18, a distribuição do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O caderno de 24 páginas tem edição de cinco mil exemplares e é assinado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Evesca) e Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local.

A primeira ação de distribuição do Plano ocorrerá durante o Seminário O Trabalho em Rede no Enfrentamento à Violência Sexual e ao Crack: Desafios Para Efetivação da Proteção Integral às Crianças e Adolescentes, no auditório da Gerência Distrital de Saúde Glória, Cruzeiro e Cristal (rua Moab Caldas, 400, 4º andar, bairro Santa Tereza). O evento tem início às 8h30, com encerramento às 17h30.

A coordenadora do Evesca, Cláudia Machado, explica que a intenção da publicação “é estabelecer um conjunto de ações e promover políticas articuladas para a promoção do desenvolvimento sexual infanto-juvenil saudável em Porto Alegre”. Ela salienta que o trabalho “se caracteriza pela atuação conjunta e articulada de pessoas e instituições para efetivação de direitos do público infanto-juvenil”, incluindo secretarias municipais nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Saúde, Juventude, Turismo, além da Fundação de Assistência Social e Cidadania e Coordenação Municipal da Mulher.

O texto original do Plano Municipal foi oficialmente apresentado à comunidade no dia 18 de maio de 2012, data nacional da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data faz referência ao assassinato da menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, morta aos oito anos de idade em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. O corpo de Aracelli foi encontrado seis dias depois do assassinato, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O crime teve repercussão nacional e ficou conhecido como Caso Aracelli.

Confira aqui a íntegra do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

/crianca_e_adolescente
Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Foto: Divulgação/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário