Comitê EVESCA Porto Alegre - Gestão 2012/2013

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Campanha de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
 
 

     “Não Desvie o Olhar” é uma campanha internacional de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha atua em 17 países sendo coordenada mundialmente pela rede internacional ECPAT que trabalha para a eliminação da prostituição infantil, pornografia infantil e tráfico de crianças para fins sexuais.
     A campanha “Não Desvie o Olhar!” se insere no âmbito do projeto “Prevenção da Exploração Sexual no Turismo e Sensibilização dos Turistas Durante os Grandes Eventos”, co-financiado pela União Europeia e realizado pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP em parceria com a organização italiana Istituto Sindacale per la Cooperazione allo Sviluppo – ISCOS Piemonte (Instituto Sindical pela Cooperação ao Desenvolvimento) no marco do programa de cooperação internacional descentralizada “100 cidades para 100 projetos Brasil-Itália”.
      No Brasil, a campanha é realizada nas 12 Cidades-sede da Copa do Mundo 2014, com o envolvimento de atores públicos, privados e da sociedade civil que trabalham na temática, com a coordenação da FNP e do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI.
     A campanha internacional foi lançada nos países da Europa no final de setembro de 2013, na França/Paris no dia 24 e na Itália/Roma no dia 27.

    O projeto “Prevenção da Exploração Sexual no Turismo e Sensibilização dos turistas durante os Grandes Eventos – EIDHR/2013/280-684”, co-financiado União Européia realizado pela FNP e pelo parceiro italiano ISCOS Piemonte é um projeto que vem sendo construído a partir de 2012 e visa à articulação entre cidades para o enfrentamento ao fenômeno da exploração sexual no turismo e mais especificamente durante os grandes eventos que serão sediados no Brasil a partir do próximo ano.
     O projeto prevê a realização de ações de prevenção à exploração sexual, entre as quais uma campanha piloto de sensibilização ao fenômeno durante o período da Copa do Mundo 2014 que seja criada e realizada com a participação das Secretárias Municipais mais envolvidas na temática das 12 cidades sede da Copa do Mundo. 
     Dando seguimento a importantes parcerias nacionais e internacionais a campanha piloto que será desenvolvida durante a Copa, terá a logo internacional “Não Desvie o Olhar” e será realizada de forma integrada e não conflitante com a campanha ministerial “Não Desvie o Olhar. Fique Atento. Denuncie”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário